sexta-feira, 28 de maio de 2010

O que você está fazendo?



Por @Renan_Barreto

“O que você está fazendo?” Calma, não é minha intenção me intrometer na sua vida. Só estou repetindo o que o mundo quer saber, digo, o mundo conectado no twitter. E como a maioria dos internautas, você diz coisas como “Estou almoçando”, “Estou ouvindo Ramones”, “Estou pensando no que vou fazer à noite” ou “huhhejsalksuebcjxn batendo a cabeça no teclado”. A piada serve apenas para ilustrar como estamos nos relacionando. Estamos dividindo nossos dias, nosso cotidiano, com pessoas que estão ligadas a nós por links ou RTs (Retweet). Estamos nos fundindo à web de forma a vivermos numa relação simbiótica com ela. Lembram do Venom do Homem-Aranha? É bem por aí...

O twitter é uma ferramenta incrível e ao mesmo tempo um grande mais do mesmo. Incrível pela forma como as pessoas conseguem usá-lo. A criatividade humana parece não ter limites. Nunca nos comunicamos tanto. Esperar uma resposta por quinze minutos? Um desparate total. É a chamada instantaneidade. A rede social precisa ser atendida. Velocidade da luz, do pensamento, seja o que for. Os apelos têm que ser atendidos rapidamente. Um usuário no twitter precisa se esforçar para conseguir novos seguidores. Tarefa árdua. Todos querem isso. O lado mais do mesmo que me referi foi a questão de o twitter não ser exatamente algo novo. Pense, é uma mistura de SMS com Chat online. É a união de duas ideias antigas para a criação de outra. Não que isso seja ruim, afinal “nada se cria, não é mesmo?”. O Twitter, se demonstrou algo bom. E hoje no fim das contas é um mais do mesmo reinventado todos os segundos.

Fakes

No twitter qualquer um pode criar uma conta fake e se divertir com o personagem criado. Excelentes usuários como o @MussumAlive com sua irreverência, que acredito superar o original. Talvez o dono do bordão “Negão é seu passadis” não tivesse tanta criatividade no ambiente virtual. Assim como Mussum, @OCriador também fez sucesso. O fake diz que é Deus, levando tudo para o lado do bom humor, e algumas vezes, fazendo críticas bem ácidas. “Em virtude de decorrentes faltas de cumprimento, a partir de hoje Eu só aceito promessas por escrito e com firma reconhecida.” Uma das pérolas do perfil divino.

Pessoas comuns que usam o twitter para se divertirem e espalharem alegria para seus seguidores. Eles conseguiram criar algo que vai além do “O que você está fazendo?”. Depois de um tempo dizer que está escovando os dentes perde a graça. Então, é a criatividade que conta para o sucesso.

Quem estiver no microblog mais usado do planeta pode ter certeza de uma coisa: o twitter somente faz sucesso devido aos usuários, devido a forma como vocês utilizam a ferramenta. Não é um código ou imagem bonitinha. O sucesso é conseqüência da base de usuários. Somos todos parte desse sucesso. E por isso, postemos mais notícias, denúncias, piadas, conversas... Os hábitos de higiene, deixemos para conversas por DM (mensagens diretas).

E você? O que faz no twitter? Deixe seu link nos comentários e siga-nos aqui @UCAM_NIT




2 comentários:

Inez disse...

A internet revolucionou a comunicação entre as pessoas, por outro lado faz com que as relações pessoais fiquem cada vez mais distantes.

Blog da UCAM disse...

Oi, Inez!

Será que nos deixou tão afastados? Acho que pode ser uma forma ainda para ser compreendida. Obrigado por nos visitar. Sua participação no programa de TV foi muito boa!