segunda-feira, 31 de maio de 2010

REVELAÇÃO - UM ARTISTA NA SALA DE AULA




Por Aigor Ojêda e Arthur Cordeiro, estudantes do quarto período de jornalismo


No dia 02 de junho, quarta-feira, às 19h, a Universidade Candido Mendes inaugura a exposição REVELAÇÃO - UM ARTISTA NA SALA DE AULA. Serão apresentados projetos artísticos dos professores e artistas Ivan Luna (Fotografia), Jorge Lúcio (Poesia), Marcos Antonio (Música), Marcelo Fonseca (Artes Plásticas), Sandro Tebaldi (Cinema), e Sady Bianchin (Poesia e Teatro).

A exposição consiste na abertura de uma nova janela, que apresenta uma visão transcendental dos professores. Nesta experiência: os professores desenvolvem seus respectivos projetos, dando uma nova roupagem nas instalações da universidade. A mostra contém os mais nobres trabalhos, apresentados de maneira sofisticada a todos que freqüentam o espaço. São exposições plásticas, fotografias, poesias, música e a apresentação de um mini-documentário realizado pelos alunos, onde o material registrado - contém entrevistas dos professores que participaram do projeto.

Os trabalhos apresentados envolvem diversos materiais e procedimentos, sempre com a utilização do elemento de ligação entre as poéticas dos artistas. Cada artista procurou elaborar seu posicionamento artístico, construindo um encontro direto com o espectador-visitante, no aqui e agora do espaço expositivo.

As obras a serem exibidas em REVELAÇÃO - UM ARTISTA NA SALA DE AULA são todas inéditas, desenvolvidas especialmente para o espaço da Universidade Candido Mendes. Segue-se uma breve descrição de cada um dos projetos:

PROFESSORES E ARTISTAS

IVAN LUNA - Apresentará uma projeção de fotografias. Uma série, cuja forma consiste na materialização da paisagem externa. Dentre os ícones em destaques, uma vasta amplitude de assuntos fotografados, como cotidiano e trabalhos publicitários.

JORGE LÚCIO - Constrói um leque encantador de poesias. O trabalho propõe cuidadosamente um contato detalhado com a estética poética. Nesta nobre passagem, o artista engloba um amplo mergulho investigativo da vida humana.

MARCOS ANTONIO - É o responsável pela execução da música. O artista realizará um show acústico, onde o repertório é composto com músicas de sua autoria. O show do compositor será realizado no auditório da universidade na palestra inaugural.

MARCELO FONSECA - Dará vida aos corredores da universidade. O artista irá compor uma instalação dentro da universidade, com pinturas, quadros e objetos. São atributos formais e traços autorais que estarão em contato com o espectador visitante.

SADY BIANCHIN - Realiza a compreensão de um processo contínuo da poesia. Com obras inéditas, o artista engloba de maneira única seu material nos corredores da universidade. A conjuntura de poesias do artista tem como característica um mergulho imediato às complexidades humanas.

SANDRO TEBALDI - Exibirá suas fotografias, grande parte com base no aspecto social da cidade. Além disto, o profissional terá dois documentários exibidos e analisados no dia da apresentação do evento.

Nenhum comentário: