quarta-feira, 7 de julho de 2010

Moda e meio ambiente: oficinas gratuitas de customização na Praça Araribóia


Sábado, 10 de julho, de 9h às 12h

Secretaria Municipal de Projetos Especiais e Universidade Candido Mendes lançam projeto para incentivar o consumo consciente, a reciclagem e a moda sustentável

Uma oficina gratuita de customização de roupas e acessórios na Praça Araribóia, no Centro de Niterói, dá início, neste sábado, 10 de julho, a uma série de atividades para mostrar que moda e meio ambiente podem caminhar juntos. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Projetos Especiais da Prefeitura de Niterói, em parceria com a Universidade Candido Mendes. As oficinas serão realizadas de 9h às 12h, com camisas, sacolas ecológicas e outros materiais reciclados, sob a coordenação da estilista Aline Faria, da Escola de Moda Candido Mendes de Niterói.

Durante todo o mês de julho, as equipes da Secretaria de Projetos Especiais e da Escola de Moda Candido Mendes estarão realizando oficinas de customização itinerantes, sempre aos sábados, com exposição de peças produzidas a partir de garrafas pet e distribuição de folhetos educativos, que destacam a importância da reciclagem. Neste sábado, 10, e no dia 24 de julho, as atividades serão na Praça Araribóia; nos dias 17 e 31, será a vez do Parque Palmir Silva, no Barreto, sediar a oficina de customização de roupas.

As oficinas de customização integram o projeto “Moda e Sustentabilidade: seja um consumidor consciente”, idealizado pela Secretaria Municipal de Projetos Especiais, com o objetivo de promover a conscientização da sustentabilidade através das oficinas, realizadas em espaços públicos, seminários sobre meio ambiente, desfile de moda e bazar produzidos a partir de material reciclado.

Segundo o secretário de Projetos Especiais, Gerhard Sardo, o projeto foi desenvolvido em parceria com a Universidade Candido Mendes, a partir das oficinas de customização que já vinham sendo realizadas na Escola de Moda de Niterói, e prevê atividades durante todo o segundo semestre, a partir de agosto, com o seminário sobre moda, sustentabilidade e cidadania. A programação inclui a montagem de uma Tenda Ecológica, em setembro, comemorativa do Dia da Árvore; o Desfile Cidadão – A Moda é Verde, em novembro; e, por fim, o Bazar da Sustentabilidade, com a venda de produtos criados nas oficinas.

A coordenadora executiva do curso de Design de Moda da Universidade Candido Mendes de Niterói, Liliane Souzella, explica que a instituição abraçou a idéia da Secretaria de Projetos Especiais por entender que o maior desafio da moda sustentável está em provar que não se trata de um modismo, mas de uma necessidade para o futuro. A Escola de Moda Candido Mendes já vem trabalhando, em sala de aula e nos eventos, a questão do meio ambiente no universo fashion, através da divulgação de grifes que já adotaram o material reciclado como matéria prima e de técnicas e materiais que não agridem o planeta.

Um comentário:

Ana Loureiro disse...

Parabéns pelo blog!Tenho um blog de customização e dicas de desenvolvimento de acessórios. Passa lá dar uma olhada:

http://modacustom.blogspot.com

Abraços!!