sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Empreendedorismo nas redes sociais

As três redes sociais mais famosas do Brasil.


Com a massificação do acesso à internet e com o surgimento das redes sociais, o processo de transmitir informação se tornou cada vez mais rápido, quase que imediato. O Orkut, o Facebook e o Twitter são os líderes do seguimento aqui no Brasil. Vendo este crescente interesse, o meio empresarial começou a mirar nesse novo universo.

Segundo a americana Clara Shih, autora do livro “The Facebook Era” e uma das maiores especialistas sobre o assunto, as redes sociais mexeram com a visão do empreendedor, que passou a enxergar realmente o que o consumidor pensa, justamente pelo fato de olhar seu ponto de vista. Sendo assim, as empresas não podem deixar de estar onde seus clientes estão.

Para ela o empreendedor tem que usar as redes como uma ferramenta aliada às estratégias da empresa para atingir o púbico alvo e promover ações mais efetivas. Um exemplo citado por Clara é a parceria entre o Facebook e o McDonald’s nos EUA: o cliente podia fazer seu pedido através do aplicativo móvel do site. Para ela, o sucesso do Facebook na publicidade se deve ao fato de que sua abordagem é em cima do que as pessoas gostam, e não do que elas procuram como faz o Google.

A executiva definiu um esquema de cinco passos para as empresas se darem bem no Facebook: escutar; customizar; usar as páginas; usar os aplicativos e, por último, usar os jogos. Caminho esse também escolhido pela Google para montar sua próxima estratégia de rede social.

O que define o sucesso de uma rede social

Assim como tudo na vida, as redes sociais na internet também possuem prazo de validade. Um site que hoje é referência, amanhã pode não ser mais. Isso acontece pelo fato do gosto da “massa internauta” ser extremamente variante. Tudo é questão de momento, envolvendo fatores que vão além da internet, sendo também uma questão cultural globalizada.

Não existe uma fórmula para garantir a vida de um site na web. No caso das redes sociais, é necessário fazer com que o usuário se sinta a vontade de estar naquele ambiente, compartilhando as coisas que gosta com os seus amigos. Outro fator importante para manter viva uma rede social é fator novidade. É o novo, que faz com que os usuários de uma determinada rede não saiam dela. Quando se perde esse fator, a rede tende a ficar obsoleta. Sendo assim, os usuários migram para outros lugares que estão mais interessantes, pois as redes que não atraem mais são aquelas que não levam nada de novo para o usuário que cansa rapidamente, e assim começa o êxodo.

Para evitar isso, deve-se investir em novidade para manter sempre o usuário interessado num determinado site.

Nenhum comentário: