quarta-feira, 3 de novembro de 2010

A importância das horas PAC

Ilian Vieira, responsável pelo PAC

Olhada com certo desprezo pelos alunos no início do curso e de forma desesperada pelos mesmos no final, as horas PAC têm uma enorme importância na vida acadêmica, pois incentiva o aluno a desenvolver atividades que irão complementar o que é aprendido na sala de aula.

PAC é a sigla para Programa de Atividades Complementares. É um programa oferecido aos universitários conforme as diretrizes firmadas na Conferência Mundial de Educação para Todos, realizada em Jomtien, na Tailândia, em 1990. Onde foram definidos os quatro pilares fundamentais da educação – aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser.

O PAC é caracterizado como um programa de educação continuada com um diferencial na formação universitária, um tempo dedicado às pesquisas, estudos, monitorias, trabalhos sociais e produção de iniciação científica.

Na Candido Mendes de Niterói, o responsável pelo gerenciamento das horas PAC, em vigor desde 2002, atende pelo nome de Ilian Vieira. Segundo ele, o PAC existe para que o aluno conheça a aplicabilidade do conhecimento que ele aprende na faculdade e também para ampliar os horizontes do aluno.

Ele ainda explica a diferença de comportamento entre os alunos dos cursos de Comunicação para os demais: “O aluno de Comunicação é um aluno ativo, então ele procura sempre vários eventos para adquirir um conhecimento maior. Ele é um aluno que não tem problema. Já o aluno de Direito, assim como o de Gestão e o de Engenharia de Produção, além da faculdade que já tem uma carga horária muito pesada, ele começa a fazer estágio e deixa de lado o PAC para viver a sua atividade profissional”, analisa.

Ilian diz que esses alunos geralmente lembram-se das horas PAC na hora de se formar, quando desesperados o procuram querendo uma solução: “Muitos alunos tem medo de vir aqui ainda”, finaliza.

Nenhum comentário: